top of page
Móveis de sala de aula

Atividades de Extensão

Economia em Debate nas Escolas

No entendimento do PET - Economia, a Universidade pública tem o dever de contribuir, de alguma maneira, com a comunidade na qual está inserida. Nesse sentido, a extensão universitária é mais do que importante; ela é necessária por se constituir em um momento no qual podemos compartilhar com a sociedade o conhecimento produzido dentro dos muros da universidade. Com essa perspectiva, a atividade Economia em Debate nas Escolas, atividade que está há mais de duas décadas no planejamento do Grupo, aparece como uma atividade muito importante para os petianos e para o PET, na medida em que permite uma interação com a sociedade, gerando resultados profícuos para ambas as partes, considerando que interações sempre resultam em troca de saberes, sobretudo quando a interação se dá entre públicos diferentes. O público-alvo da atividade, comumente, é composto por estudantes do ensino médio, que estudam em escolas públicas, especialmente, aqueles que se encontram no último ano do ensino médio, com a perspectiva que irão prestar o Enem. No âmbito da presente tutoria, essa atividade vem sofrendo ajustes, os quais objetivam melhorá-la, visando expandir sua abrangência e com isso, multiplicar os seus resultados

Grupo de Acompanhamento e Análise de Conjuntura Econômica

Discutir, acompanhar e analisar a conjuntura política e econômica (nacional e internacional) é sempre uma necessidade que se impõe a todo aluno, professor e interessados em compreender a dinâmica e o caminho das economias. Somente a partir de reflexões críticas e da análise dos dados, à luz das teorias e dos teóricos que comportam a formação em Economia, é possível compreender, minimamente, a complexidade do funcionamento das economias e do sistema no qual estamos inseridos. Nesse sentido, essa atividade constitui-se em reuniões semanais, no âmbito do Grupo de Acompanhamento e Análise da Conjuntura Econômica (GAACE), sob a coordenação da Prof.ª Dra. Águida Almeida (que se encontra também na tutoria do PET-Economia), para debater os principais aspectos e temas da conjuntura econômica mundial e nacional. Cabe destacar ainda, que a partir do ano de 2023 o GAACE se tornou um grupo de extensão, abrindo-se para receber a comunidade acadêmica da UFCG e a comunidade em geral, e que esse esforço extensionista seguirá se consolidando no ano de 2024. A motivação para essa mudança foi ensejada pelo entendimento da importância do PET na execução de atividades de extensão, atividade que compõe um dos eixos sustentadores da universidade pública, entendendo que a análise de conjuntura constitui uma atividade de interesse geral, dado o impacto imediato e sistêmico das decisões políticas e econômicas sobre a vida de todos em geral. Além do mais, a decisão foi motivada pelo fato de que o GAACE consiste num grupo com maturidade suficiente para promover uma mudança de tal magnitude. O ano de 2023 inaugurou esse novo esforço, que seguirá a consolidar nos anos vindouros, com o propósito de tornar o GAACE, que constitui uma atividade central do PET, num grupo extensionista de excelência dentro da UFCG.

Feira de Profissões

O PET Economia da UFCG também conta com a atividade de Feira de Profissões, onde as escolas entram em contato conosco no intuito de mostrar aos alunos, geralmente de ensino médio, sobre o curso de Ciências Econômicas e a profissão do Economista. 

Extensão em educação ambiental - GEAECON

A atividade proposta tem como objetivo central destacar a importância da educação ambiental em face da crescente crise climática e da desinformação que a envolve. O GEACON se reunirá quinzenalmente para promover reflexões sobre as causas e consequências dessa crise, bem como para discutir ações que possam expandir os esforços em educação ambiental em todos os níveis de formação. Além disso, será realizado um mapeamento das escolas públicas de ensino médio de Campina Grande, avaliando como estão abordando a questão ambiental em seus currículos e métodos pedagógicos. Essa iniciativa busca fortalecer a conscientização e a ação ambiental na sociedade.

Jornada Universitária pela Reforma Agrária - JURA

A JURA, realizada anualmente em parceria com o Movimento dos Sem Terra (MST) e a universitária, tem se consolidado como um importante nas instituições de ensino superior do Brasil. Em 2024, a UFCGou a segunda edição, com a participação do PET-E na comissão organizadora, proporcionando uma experiência rica em aprendizado e troca de saber com o MST. O evento também sea com a extensão universitária e as vivências do Integra-PET, com a colaboração de outros grupos, como o PET de História e o PET de Antropologia. O PET-Economia está comprometido em contribuir de forma significativa para a realização da JURA, buscando sempre promover um ambiente de aprendizado e cooperação.

bottom of page